Olá seguidores do @Inglêsparaviagem! Querem saber mais sobre dicas de viagem para a Costa Rica. Veja meu relato!
Bem, venho trazer hoje um breve relato de minha experiência turística na Costa Rica.
Índice do Artigo
Onde fica a Costa Rica? Como é a Costa Rica?
Costa Rica é um país na América Central de relevo acidentado e florestas tropicais, com litoral para o Caribe e o Pacífico. Sua capital, San Jose, abriga instituições culturais, como o Museu do Ouro Pré-Colombiano, mas o país é mais conhecido por suas praias, vulcões e biodiversidade. Cerca de um quarto do território é ocupado por floresta protegida, repleta de espécies de vida selvagem, como macacos-aranha e aves quetzal.
Minha experiência de viagem para a Costa Rica
“Pura Vida”, a frase que é “motto”/lema do país é sem dúvidas a melhor definição acerca do que é Costa Rica, os Ticos (maneira como os costa-riquenses são chamados), fazem do lema “Pura Vida” um verdadeiro modo/estilo de vida, onde a simplicidade é algo valorizado, e o que vale mesmo é ser feliz.
Bem, ao longo de três semanas tive a oportunidade de conhecer cerca de três (3) cidades incluindo a capital do país San Jose. Agora me proponho a detalhar um pouco mais acerca de todos os lugares que visitei, começando por:
San Jose
Devo dizer que me surpreendi bastante com a beleza da cidade, fiquei hospedado em um hostel no centro de San Jose onde tive acesso a muitos lugares e opções tanto de restaurantes quanto de pontos turísticos (Museus e teatros), a cidade parece bem limpa e organizada, e algo positivo em relação à cidade foi à segurança. Passei cerca de 4 dias na cidade divididos entre o momento da chegada e da partida.
Monte Verde
Foi à segunda cidade visitada por mim e mesmo inicialmente não pretendo passar dias em Monte Verde, pois era apenas parte da rota em direção a La Fortuna, no final não resisti ao charme e atrações da pequena cidade e tive que prolongar minha passagem por lá. A cidade fica em uma montanha e a viagem partindo de San Jose dura cerca de umas 5 horas, o caminho pode ser um pouco turbulento e até “assustador”, pois as estradas da montanha são estreitas e com muitas curvas.
Todavia, as vistas de belas paisagens ao longo da estrada são os pontos altos do percurso, a nevoa também pode ficar bem densa ao ponto de não conseguirmos ver os relevos em sua totalidade. Focando em Monte Verde, bem, a cidade oferece algumas oportunidades de turísticas como, por exemplo, um parque com pontes de ferro suspensas sob uma floresta que faz você se sentir nas nuvens e em contado direto com a natureza. Além disso, um ponto interessante da cidade Monte Verde em si, é que por estar geograficamente situado em um terreno de alto relevo ao olhar para o céu você se sente perto das nuvens e podem ver elas se movimentando rapidamente por conta dos ventos. Além do mais, a cidade conta com ótimos restaurantes.
La Fortuna
Um dos principais destinos turísticos da Costa Rica, a cidade fica próxima ao vulcão de Arenal, que compõe parte da paisagem do local e é cartão postal certo! Além disso, o lugar conta ainda com uma gama de atividades para serem feitas, algumas dentro da cidade e outras a alguns quilômetros de distância, sendo o transporte oferecido pela própria empresa que oferece os passeios turísticos. Hot springs (piscinas de águas termais), são destinos certos de quem visita La Fortuna, além do mais, a cidade disponibiliza atividades como visitas a parques de conservação como, por exemplo, Parque Nacional Volcán Tenorio, que possui vistas paradisíacas e uma cachoeira de água azul turquesa incrível, além claro do espetacular Rio Celeste. La Fortuna ainda oferece oportunidades de escaladas Hiking no vulcão inativo de Arenal, visita a fazendas de produção orgânica de chocolate “Chocolate Tour”, e ainda a possibilidade de aventurar-se dentro de cavernas, como por exemplo, as Cavernas del Venad.
Potrero
Enfim, este foi meu ultimo destino antes de retornar para San Jose e por fim, Brasil. Potrero é uma cidade situada na península de Nicoya, na costa oeste da Costa Rica. A península é marcada principalmente pela inúmera quantidade de praias e cidades populares como Tamarindo. Mas dentre todas as cidades existentes na costa oeste optei por Potrero, onde fiquei hospedado em um hotel aproximo a praia de Potrero, uma praia linda de areia escura, mas confesso que na região minha praia favorita era a Playa Penca de águas cristalinas e com uma vista incrível, que ficava ao norte da Playa Potrero, uma distância “andável”, porém com veículos a distância se tornaria mínima, no caso eu cheguei a alugar uma bicicleta por alguns dias para fazer o percurso e foi uma excelente ideia, pois pedalar o percurso se tornou uma atividade diária e prazerosa.
Dicas de Viagem para a Costa Rica
Agora vou listar abaixo algumas curiosidades em relação ao país.
- Leve dólares, Costa Rica embora possua uma moeda própria (Colón costa-riquenho), também faz uso do dólar e é bastante utilizado no país principalmente nos pontos turísticos, a tal ponto que muitas lojas chegam a colocar os preços dos produtos direto em dólar e até os caixas eletrônicos costumam operar com as duas moedas. Lembrando, que há a opção de você usar a moeda local do país, mas às vezes não se torna muito vantajoso, pois os comerciantes locais se sentem no direito de estimar o preço da taxa de câmbio conforme seus interesses próprios e não há uma lei que obrigue necessariamente que eles obedeçam às taxas reais do mercado. ** Isso acontece geralmente nas cidades menores e turísticas, onde o Dólar pode variar entre U$ 1,00 para 540 a 580 colónes conforme o gosto do comerciante.
- Não há aeroporto dentro da capital San Jose, um taxista local me falou que não havia espaço suficiente para comportar um aeroporto dentro dos limites da cidade. Todavia o “aeroporto da capital” fica na cidade ao lado entre 20 a 30 minutos de San Jose, ** Serviços de uber podem ser um pouco mais complicados nas proximidades do aeroporto e no translado do aeroporto para San Jose e vice versa, pois é considerado ilegal e o uber fica sujeito a levar multa. Porém, os ubers principalmente no trajeto San Jose – Aeroporto tem suas “artimanhas” para operar o serviço, e detalhe, obviamente sai bem mais barato do que pegar taxi até o aeroporto. Outro ponto é que dentro da capital o serviço de uber é livre.
- Em relação ao idioma, a língua local é o Espanhol, porém o Inglês é muito utilizado. E por mais que eu entenda razoavelmente bem o Espanhol, em muitas situações e por o Inglês ser oficialmente minha segunda língua, optei por resolver praticamente tudo (ou sempre que possível) em inglês.
Para finalizar, só tenho a indicar esse país para todos aqueles que procuram experiências novas e aventuras incríveis, e claro, principalmente para aqueles que procuram estar em contato próximo com a natureza que é sem duvidas o ponto forte da Costa Rica. Então #Pura Vida a todos!
Referências:
https://pt.wikipedia.org › wiki › Costa_Rica
E ai gostaram das dicas de viagem para a Costa Rica? Esperamos que sim. E claro fiquem de olho nas próximas postagens!!! have a good trip!!!
E para Tips diários, recomendo a página oficial no instagram: @inglesparaviagem.