fbpx

Olá seguidores do @Inglêsparaviagem! Querem saber mais sobre dicas de viagem para a Costa Rica. Veja meu relato!

Bem, venho trazer hoje um breve relato de minha experiência turística na Costa Rica.

Onde fica a Costa Rica? Como é a Costa Rica?

 Costa Rica é um país na América Central de relevo acidentado e florestas tropicais, com litoral para o Caribe e o Pacífico. Sua capital, San Jose, abriga instituições culturais, como o Museu do Ouro Pré-Colombiano, mas o país é mais conhecido por suas praias, vulcões e biodiversidade. Cerca de um quarto do território é ocupado por floresta protegida, repleta de espécies de vida selvagem, como macacos-aranha e aves quetzal.

Minha experiência de viagem para a Costa Rica

“Pura Vida”, a frase que é “motto”/lema do país é sem dúvidas a melhor definição acerca do que é Costa Rica, os Ticos (maneira como os costa-riquenses são chamados), fazem do lema “Pura Vida” um verdadeiro modo/estilo de vida, onde a simplicidade é algo valorizado, e o que vale mesmo é ser feliz. 

Bem, ao longo de três semanas tive a oportunidade de conhecer cerca de três (3) cidades incluindo a capital do país San Jose. Agora me proponho a detalhar um pouco mais acerca de todos os lugares que visitei, começando por:

San Jose

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Costa rica Gustavo Santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santos C.R.jpg

Devo dizer que me surpreendi bastante com a beleza da cidade, fiquei hospedado em um hostel no centro de San Jose onde tive acesso a muitos lugares e opções tanto de restaurantes quanto de pontos turísticos (Museus e teatros), a cidade parece bem limpa e organizada, e algo positivo em relação à cidade foi à segurança. Passei cerca de 4 dias na cidade divididos entre o momento da chegada e da partida. 

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santos CR.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\cost.png
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\costa rica gustavo.png
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\CR gustao santos.png

Monte Verde

Foi à segunda cidade visitada por mim e mesmo inicialmente não pretendo passar dias em Monte Verde, pois era apenas parte da rota em direção a La Fortuna, no final não resisti ao charme e atrações da pequena cidade e tive que prolongar minha passagem por lá. A cidade fica em uma montanha e a viagem partindo de San Jose dura cerca de umas 5 horas, o caminho pode ser um pouco turbulento e até “assustador”, pois as estradas da montanha são estreitas e com muitas curvas.

Todavia, as vistas de belas paisagens ao longo da estrada são os pontos altos do percurso, a nevoa também pode ficar bem densa ao ponto de não conseguirmos ver os relevos em sua totalidade. Focando em Monte Verde, bem, a cidade oferece algumas oportunidades de turísticas como, por exemplo, um parque com pontes de ferro suspensas sob uma floresta que faz você se sentir nas nuvens e em contado direto com a natureza. Além disso, um ponto interessante da cidade Monte Verde em si, é que por estar geograficamente situado em um terreno de alto relevo ao olhar para o céu você se sente perto das nuvens e podem ver elas se movimentando rapidamente por conta dos ventos. Além do mais, a cidade conta com ótimos restaurantes.

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvalho dos Santoss.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gusta Santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santos CR.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvalho dos Santos.jpg

La Fortuna

Um dos principais destinos turísticos da Costa Rica, a cidade fica próxima ao vulcão de Arenal, que compõe parte da paisagem do local e é cartão postal certo! Além disso, o lugar conta ainda com uma gama de atividades para serem feitas, algumas dentro da cidade e outras a alguns quilômetros de distância, sendo o transporte oferecido pela própria empresa que oferece os passeios turísticos. Hot springs (piscinas de águas termais), são destinos certos de quem visita La Fortuna, além do mais, a cidade disponibiliza atividades como visitas a parques de conservação como, por exemplo, Parque Nacional Volcán Tenorio, que possui vistas paradisíacas e uma cachoeira de água azul turquesa incrível, além claro do espetacular Rio Celeste. La Fortuna ainda oferece oportunidades de escaladas Hiking no vulcão inativo de Arenal, visita a fazendas de produção orgânica de chocolate “Chocolate Tour”, e ainda a possibilidade de aventurar-se dentro de cavernas, como por exemplo, as Cavernas del Venad

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Costa Rica Gustavo Santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Arenal gustavo santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\park tenorio.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\tenooriol.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\IMG_20190802_170554_703.jpg

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\gusta.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santtos Costa Rica.jpg

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvalho dos Santoss.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santos.jpg

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santos Costa Rica.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvlho dos Santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Santos cave.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvalho.jpg

Potrero 

Enfim, este foi meu ultimo destino antes de retornar para San Jose e por fim, Brasil. Potrero é uma cidade situada na península de Nicoya, na costa oeste da Costa Rica. A península é marcada principalmente pela inúmera quantidade de praias e cidades populares como Tamarindo. Mas dentre todas as cidades existentes na costa oeste optei por Potrero, onde fiquei hospedado em um hotel aproximo a praia de Potrero, uma praia linda de areia escura, mas confesso que na região minha praia favorita era a Playa Penca de águas cristalinas e com uma vista incrível, que ficava ao norte da Playa Potrero, uma distância “andável”, porém com veículos a distância se tornaria mínima, no caso eu cheguei a alugar uma bicicleta por alguns dias para fazer o percurso e foi uma excelente ideia, pois pedalar o percurso se tornou uma atividade diária e prazerosa. 

C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvalho.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvalho dos Santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\gustavo Santos.jpg
C:\Users\Gustavo Santos\Desktop\Gustavo Carvalho playa.jpg

Dicas de Viagem para a Costa Rica

Agora vou listar abaixo algumas curiosidades em relação ao país.

  1. Leve dólares, Costa Rica embora possua uma moeda própria (Colón costa-riquenho), também faz uso do dólar e é bastante utilizado no país principalmente nos pontos turísticos, a tal ponto que muitas lojas chegam a colocar os preços dos produtos direto em dólar e até os caixas eletrônicos costumam operar com as duas moedas. Lembrando, que há a opção de você usar a moeda local do país, mas às vezes não se torna muito vantajoso, pois os comerciantes locais se sentem no direito de estimar o preço da taxa de câmbio conforme seus interesses próprios e não há uma lei que obrigue necessariamente que eles obedeçam às taxas reais do mercado.  ** Isso acontece geralmente nas cidades menores e turísticas, onde o Dólar pode variar entre U$ 1,00 para 540 a 580 colónes conforme o gosto do comerciante.
  2. Não há aeroporto dentro da capital San Jose, um taxista local me falou que não havia espaço suficiente para comportar um aeroporto dentro dos limites da cidade. Todavia o “aeroporto da capital” fica na cidade ao lado entre 20 a 30 minutos de San Jose, ** Serviços de uber podem ser um pouco mais complicados nas proximidades do aeroporto e no translado do aeroporto para San Jose e vice versa, pois é considerado ilegal e o uber fica sujeito a levar multa. Porém, os ubers principalmente no trajeto San Jose – Aeroporto tem suas “artimanhas” para operar o serviço, e detalhe, obviamente sai bem mais barato do que pegar taxi até o aeroporto. Outro ponto é que dentro da capital o serviço de uber é livre.
  3. Em relação ao idioma, a língua local é o Espanhol, porém o Inglês é muito utilizado. E por mais que eu entenda razoavelmente bem o Espanhol, em muitas situações e por o Inglês ser oficialmente minha segunda língua, optei por resolver praticamente tudo (ou sempre que possível) em inglês. 

Para finalizar, só tenho a indicar esse país para todos aqueles que procuram experiências novas e aventuras incríveis, e claro, principalmente para aqueles que procuram estar em contato próximo com a natureza que é sem duvidas o ponto forte da Costa Rica. Então #Pura Vida a todos!

Referências:

https://pt.wikipedia.org › wiki › Costa_Rica

E ai gostaram das dicas de viagem para a Costa Rica? Esperamos que sim. E claro fiquem de olho nas próximas postagens!!!  have a good trip!!!

E para Tips diários, recomendo a página oficial no instagram: @inglesparaviagem.

Leave a Reply