Oi, gente! Eu sou a Sara Correia e vou falar um pouco da minha experiência fazendo intercâmbio na Austrália, a famosa terra dos cangurus.

Como vim parar na Austrália?

Intercâmbio na Austrália - Sara

Quando era adolescente sempre falava em fazer intercâmbio para conhecer outras culturas e aprender o inglês de forma mais rápida, pois iria ter o contato com a língua diariamente. Mas na época eu estudava e trabalhava no Brasil e devido a isso eu não conseguia concretizar esse sonho. Hoje tenho 28 anos de idade e digo que nunca é tarde para realizarmos nossos desejos.

E por que escolhi Austrália? Simplesmente por ser um país que tem qualidade de vida, além de ser referência em educação e turismo, pois tem lugares incríveis para conhecer. A Austrália, além de tudo, dá oportunidade para os estrangeiros trabalharem legalmente.

Como é a vida de Intercâmbio na Austrália?

No meu caso, estou morando em Sydney com o visto de estudante, ou seja, tenho a permissão de residir no país pelo período de 6 meses para estudar e trabalhar também, desde que não ultrapasse a carga horária de 20 horas semanais. E, para quem não sabe, aqui tem MUITA oportunidade de trabalho, como por exemplo, em restaurantes, cafés, bares, entre outros locais. Além de desenvolver a língua estrangeira dá para ganhar uma boa grana. Normalmente se paga entre 20 e 25 dólares por hora. Então, faz as contas. Aí tem gente que fala “Mas não é na sua área que vai atuar?” Não! Pois não sou fluente e estou aqui para aprender. Mas, para quem já fala inglês é um país que tem oportunidades de emprego dependendo da área, vale a pena fazer uma pesquisa sobre.  

O custo de vida para fazer intercâmbio na Austrália é alto, mas quando se ganha em dólar você consegue viver bem e pagar todas as despesas (aluguel, comida, transporte) e ainda sobra para viajar. SIM! VIAJAR! Para mim é uma das melhores coisas da vida!

Como cheguei recentemente no país ainda não conheci muitos lugares, mas os poucos locais que visitei posso dizer que são simplesmente encantadores, além de ter lindas praias e parques, é tudo muito limpo e seguro.

Eu moro no centro da cidade, mais conhecido como City. Escolhi morar aqui por ser mais próximo da minha escola. Isso vai do gosto de cada um, tem os que preferem morar na praia (também queria, mas é mais longe da minha escola), tem os que moram nos bairros próximos daqui e pagam aluguel um pouco mais barato e os que moram mais distantes. Sydney é muito grande, dá pra ficar perdido viu?

Como é a comida aqui na Austrália?

Na City é uma agitação total, um mix de pessoas de todo o mundo, principalmente asiáticos. Pelo menos aqui se vê muitos chineses, coreanos e tailandeses. Além disso tem muitos restaurantes com comidas típicas asiáticas, portanto, para quem gosta, morar aqui é o lugar certo. No meu caso, prefiro meu arroz com feijão, mas já encontrei restaurantes brasileiros próximos, então, quando sinto saudade do tempero vou logo correndo para lá!

Sobre a culinária, é muito difícil dizer qual é a típica australiana, pois como a cultura é diversificada acaba sendo complicado identificar. Mas eu sei do chocolate, o famoso Timtam que, por sinal, estou viciada. Ah e peixe aqui não falta, eles comem muito fish and chips (peixe com batata) e é ótimo!

Curiosidades Australianas

Uma curiosidade aqui é que ninguém te julga pela aparência. Você pode andar de pijama com uma gravata no pescoço que ninguém vai reparar. Mas se você jogar lixo no chão ou atravessar fora da faixa, aí sim todos vão te olhar “torto”, pois aqui as regras funcionam, até para andar na rua. Assim como os carros, é importante você andar do lado certo, senão é literalmente atropelado pelas pessoas.

Cada um tem uma experiência diferente, essa está sendo a minha e até o momento estou amando. Só tem um detalhe que me chateia que são as aranhas, sim é verdade, infelizmente tem muitas aranhas, tenho medo e já vi bastante. Hoje mesmo fiz um passeio em Manly (uma praia incrível) e numa caminhada nas rochas me deparei com uma teia gigante e uma aranha maior que minha mão, eu gritei de susto e o casal de australianos que estava passando quando viram logo disseram “A  little spider, it’s ok!” e continuaram andando. Ou seja, para eles é como se fosse bicho de estimação kkk já estão acostumados. Eu jamais vou me acostumar com isso.

Conhecer culturas, pessoas e lugares diferentes é uma experiência única. Para quem quer fazer intercâmbio: não pense duas vezes, SÓ VAI! E para quem está na dúvida do país eu digo: SÓ VEM fazer intercâmbio na Austrália!

E se for preciso, estou à disposição!

Você tem algum relato de viagem legal que gostaria de compartilhar com o mundo? Envia para gente que publicamos! Basta enviar um e-mail com o relato para contato@inglesparaviagem.com

5/5 - (8 votes)