Dinamarca – Conhecendo Copenhagen em 2 dias

Este pequeno país vivencia os frutos de um capitalismo misto e um estado de bem-estar social. Não à toa tem as pessoas reconhecidas como as mais felizes do mundo. È um lugar onde quase não existe desigualdade social.  Além disso, Copenhague é uma das capitais mais importantes da Europa, não só por conta dos negócios e tecnologia, mas também por ser um exemplo de cidade limpa, sustentável, funcional, bem planejada.

Não bastasse isso, a cidade é também encantadora, colorida, linda! Parece ter saído de um conto de fadas! Por lá podemos conhecer, por exemplo, a estátua da Pequena Sereia, um dos contos mais famosos do dinamarquês Hans Christian Andersen. Outra coisa que contribui para toda essa atmosfera de fantasia são os clássicos e imponentes castelos espalhados pela cidade, como por exemplo o Rosenborg e o Amalieborg.

Despertando a curiosidade de vários viajantes do mundo inteiro, temos também Christiania, um bairro hippie e bastante alternativo. Próximo a ele, Nyhavn, local de cores intensas e alegres, com casas antigas e tradicionais, contendo ainda com seus belos canais, o que faz a cidade ficar ainda mais charmosa. Muitos podem não saber, mas Copenhagen, assim como Amsterdã, também possui vários canais cortando a cidade.

Em minha ida à Copenhagen não tive muito tempo para conhecer a cidade por inteiro, pois dispunha de pouco menos que 48 horas… mas com planejamento deu pra fazer e conhecer bastante coisa!

Pelo fato de ser uma cidade pequena, foi possível fazer tudo apenas caminhando. Para aqueles que preferirem, há também a opção de fazer o turismo de bicicleta, já que esse é o meio de transporte que grande parte dos dinamarqueses usa no seu dia a dia para se locomover. Por todas as ruas a cidade conta com várias ciclovias, e há inúmeras locadoras de bicicleta espalhadas pela cidade.

Copenhagen é encantadora em qualquer época do ano, mas se você procura temperaturas mais agradáveis , o verão é a melhor estação para conhece-la. Durante o fim da primavera e ainda no início do outono, as temperaturas são mais amenas… mas daí pra frente é só frio! Minha viagem foi no final do outono, e devo dizer que o clima não foi dos mais amigáveis (já tinha até neve!).

Não me arrependi nem um pouco de ter feito meu bate e volta em Copenhagen. Chegando em uma noite de sexta-feira e retornando à Suécia domingo ao final da tarde, tinha pouquíssimo tempo de viagem, mas ainda assim consegui aproveitar e me encantar por essa mágica cidade! E posso dizer que, apesar de não ser um dos destinos mais procurados pelos viajantes na Europa, vale demais a ida! Sem dúvidas, essa pequena cidade é positivamente surpreendente e encantadora! A seguir deixo algumas dicas do que fazer e conhecer, mesmo que você tenha pouco tempo, assim como eu.

O que fazer em Copenhagen?

Conhecer o Parque Tivoli: é famoso pelos seus belos jardins, pelo hotel luxuoso que abriga e também por seus restaurantes requintados (e caríssimos!). Além disso, é um dos parques de diversão mais famosos e antigos da Europa. Às sextas, há uma série de shows no parque.

Ver as casinhas coloridas de Nyhavn, o canal histórico de Copenhagen. Ali se encontram vários restaurante, lojinhas, e uma ponte com vários cadeados, meio como igual o que havia em Paris. É um local super turístico, encantador e charmoso.

Ver como os dinamarqueses vivem (e convivem com os outros transportes) sobre as suas bicicletas, fazendo tudo com elas: carregando bebês, compras, levando as bicicletas em trens (com vagões para isso). Um outro modo de viver! Ali existem bicicletários gigantes, e a cidade é toda planejada para o transporte limpo.

 Visitar o Castelo de Rosenborg, construído em 1606 por por Christian IV, ver as jóias da coroa dinamarquesa no subsolo e passear pelos lindos jardins.

Palácio de Christiansborg (Christiansborg Slot): Atualmente é a sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário da Dinamarca. Além disso, abriga ainda os aposentos reais, utilizados pela família real em eventos oficiais. É possível visitar boa parte do castelo, quando ele não está sendo utilizado pelos membros de poder.

Palácio de Amalienborg: é um complexo formado por 4 prédios iguais, em torno de uma praça com uma estátua equestre do rei Frederik V ao centro. Está localizado à 1,4 km do Palácio de Christiansborg e pode ser facilmente acessado a pé.

Visitar e se encantar com a Igreja de mármore (Frederik’s Church): Logo em frente ao Palácio de Amalienborg, ao final da rua Frederiksgade, está a igreja de mármore conhecida como Frederik’s Church. Ela levou dois séculos para ser construída. Vale a pena a visita, tem um interior maravilhoso, cheio de flores, pinturas e mosaicos fantásticos, além de uma paz indescritível!

Caminhar por Kastellet e conhecer a Little Mermaid (Pequena Sereia): O Kastellet, que em português significa cidadela, é um forte construído em formato de pentagrama no século XVII. Atualmente ele abriga a Igreja de Saint Albans, prédios militares e uma espécie de parque, onde os locais correm ou fazem caminhada. Ali também encontramos a estátua da Pequena Sereia, representando a história original que inspirou o desenho.

Visitar a Fábrica da Calsberg: Aqui funciona o museu de uma das cervejas mais famosas do mundo , criada em 1847 pelo mestre cervejeiro J.C. Jacobsen.

– Passeio e compras na Strøget: Essa rua é considerada uma das ruas de pedestres mais antigas da Europa. Começa na praça da prefeitura (City Hall Square) e vai até Kongens Nytorv. É uma ótima opção para “bater perna” e fazer algumas comprinhas. Aqui você encontra lojinhas de souvenir, marcas famosas, lojas de brinquedos e várias opções de fast-foods e cafés.

Subir em Rundetårn., a torre de observação mais antiga da cidade. Fica à esquerda da rua Strøget, bem perto da praça Amagertorv.

Conhecer o Museu Nacional de Copenhagen: Este é considerado o maior museu do país em história e cultura. Construído no século XVIII, fica entre os jardins Tivoli e a ilha de Slotsholmen. Funciona todos os dias da semana e a entrada é gratuita. 

Espero que vocês tenham gostado. Deixo algumas fotos para vocês:

[Best_Wordpress_Gallery id=”35″ gal_title=”Ana Lívia – Copenhagen”]

Em um próximo post irei falar sobre mais uma cidade incrível que visitei nos países nórdicos. Aguardem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *