A Ana, nossa colonista de Portugal, está morando na em Londres e veio nos contar como é a comemoração de Natal na Inglaterra. Vamos conferir?

Hello dear traveler! Hello dear reader! How was your Christmas and New Year’s Eve? 
Olá caro viajante! Olá caro leitor! Como foi a vossa passagem de Natal e Ano Novo?

Em primeiro lugar, espero que tenham gostado da minha primeira coluna na qual fiz uma breve apresentação sobre mim. Em segundo lugar, espero que gostem desta coluna, na qual eu vou mencionar alguns costumes e tradições de Natal e Ano Novo em Londres e darei um toque especial aos portugueses e brasileiros (vos irei contar como foi a minha passagem em Londres). Curiosos? 

Como os ingleses celebram o Natal?

Os ingleses não celebram o Natal do dia 24 para o 25 como os portugueses. Algumas das tradições aqui no Reino Unido pela época do Natal é ir a missa pela meia noite ou sair pelas ruas cantando músicas natalinas.

Para quem não sabe inglês, vocês sabiam que existe missa em português, polaco, e outros idiomas em várias áreas de Londres? Por exemplo, em Crawley, além de existir missa em inglês, existe em português (semanalmente) e já cheguei a assistir uma missa em Polaco (mas sendo sincera não entendi, nada sei do idioma).

Minha noite de Natal

Como foi que iniciei a Noite de 24 de dezembro? Foi ir com a família a Missa em português (o Sr Padre é Brasileiro) mas como Crawley, é uma cidade que existe imensos portugueses, mantemos as nossas tradições, mais conhecida por  “Missa do Galo”. Esse termo utilizado em Portugal para a missa da Noite de Natal). Antes do início da missa, um grupo de crianças entra pela igreja anunciando o Menino Jesus. Depois da missa existem vários grupo de cantores, que cantam também pela igreja dentro canções natalinas, e logo em seguida existe convívio, com comes e bebes (petiscos).  Que fantástico, não? É que eu considero um bom momento para conviver e conhecer pessoas novas.

Natal para as crianças britânicas

Mas, vamos falar mais de como é a comemoração de Natal na Inglaterra. Para as crianças britânicas, a noite do dia 24, é o momento em que penduram suas meias de Natal nas lareiras da casa para que o Pai Natal deixe os presentes. Além disso, as crianças deixam bolachas e um copo de leite para o Pai Natal. Enquanto para mim e família foi as crianças deixar um dos seus sapatos e ir a missa. No regresso, abrir a porta da casa e encontrar os seus presentes junto ao sapato (as crianças chamam presentes de “sapatinho” do Pai Natal)

No final do dia 25 é quando na Inglaterra, as famílias e amigos se reúnem para celebrar a ceia de Natal. Na ceia de Natal dos britânicos existe o famoso peru de natal (turkey), que é o prato principal com acompanhamento de umas batatas assadas ou em forma de puré. Também um molho feito a partir da redução de caldo de carne, que se chama Gravy. Além disso, legumes cozidos e linguiça assada coberta com bacon, que se chama pigs in blankets.

O meu jantar

Mas sabem como foi o meu jantar em família? Foi simples. O mais importante do que os presentes recebidos ou não, foi quem estava ao redor da mesa na hora da ceia, a família! Houve um rico e grande frango recheado com carne moída, ervilhas, milho doce, azeitonas e outros ingredientes e acompanhamento de legumes, batata assada, batata frita, bebidas e muito mais.

Na Inglaterra, a sobremesa costuma ser o Christmas Pudding, que é um bolo recheado com frutos secos e molho que costuma estar sempre presente na mesa de todas as famílias britânicas na época do ano. Nossa família manteve a tradição portuguesa, na qual a não pôde faltar o famoso Bolo-Rei.

Na tradição britânica existe ainda mais uma surpresa! Alguém sabe qual? Quem conhece o Christmas Crackers? É costume encontrar nas mesas das festas natalinas. O Cracker é um “bombom” grande com um presente e uma coroa de papel dentro. No geral, é uma pequena lembrança, como por exemplo, um chaveiro. Mas, o mais importante é não esquecer de colocar a coroa de papel na cabeça, pois, é um símbolo importante do Natal pela terra da Majestade.

Ah! Sabias que, desde a coroação da Rainha Elizabeth II, os ingleses no dia 25 de dezembro ficam assistindo atentamente ao discurso de Natal da Rainha, pela TV?!

Como é o dia seguinte a comemoração de Natal na Inglaterra?

No dia seguinte do Natal, existe na Inglaterra o Boxing Day (dia 26 de dezembro), que é um feriado muito importante aqui em Inglaterra. É comum no dia seguinte ao Natal as pessoas saírem para fazer compras com o dinheiro extra (boxing day), que é quando todo o comércio britânico entra em liquidação e as pessoas, conseguem fazer fantásticas compras com preços menores do que diariamente. Eu ainda aproveitei para algumas compras.

E a comemoração de Ano Novo na Inglaterra?

Assim como a comemoração do Natal na Inglaterra é cheio de tradições, conforme mencionei anteriormente, a passagem de ano também tem algumas peculiaridades. Por ser uma metrópole cosmopolita, a cidade junta uma infinidade de culturas que se unem para festejar de várias maneiras e dar boas vindas ao ano que está chegando.

Mas é nas margens do Rio Tâmisa, quando o Big Ben marca meia noite que o espetáculo de verdade acontece. Londres fica tomada por uma queima de fogos que marcam a chegada de um novo ano. A popularidade dessa festa de rua cresceu muito nos últimos anos e, portanto, não é para menos: são talvez, vinte minutos de luzes colorindo e iluminando o céu da cidade, um espetáculo ímpar que vale a pena conhecer.

A popularidade da festa ocasionou algumas mudanças em sua estrutura. Desde 2014, portanto, é preciso adquirir um convite que custa 10 – 20 libras (talvez) para poder assistir aos fogos em lugares privilegiados. Então, essa medida tomada pela prefeitura da cidade foi necessária para limitar a quantidade de pessoas nas ruas e garantir a segurança de todos no evento. Na minha opinião, o lado bom de tudo isso é que agora ninguém precisa ficar guardando um lugar o dia todo para esperar pelo espetáculo. Sendo assim, basta comprar o ticket através do site da prefeitura com antecedência e escolher o seu lugar favorito!

Algumas pessoas optam por fugir da agitação e vão até Primrose Hill, um parque na região de Camden. Por ser uma região elevada, é possível ver todos os fogos da London Eye, um pouquinho mais de longe, mas com a mesma beleza.

Minha passagem de ano

Por outro lado, eu e minha família, optamos por evitar a confusão por Londres, e festejamos o Ano Novo em casa, na área de Crawley. Assistimos a televisão programada a RTP Madeira, no qual, apesar de estarmos em Londres, optamos assistir o fogo de ano da Ilha da Madeira. Quando bateu meia noite, brindamos com Prosseco e comemos 12 passas, pois simbolizam os novos 12 meses que acabam de chegar). Ainda foi possível ver alguns fogos de artifícios da janela da casa.

Você tem algum relato de viagem legal que gostaria de compartilhar com o mundo? Envia para gente que publicamos! Basta enviar um e-mail com o relato para contato@inglesparaviagem.com

Para dicas de Inglês e de viagens siga o nosso perfil no Instagram: @inglesparaviagem

Caso não tenha lido a minha primeira coluna, leia aqui: Uma portuguesa morando em Londres

5/5 - (2 votes)