fbpx

Oi gente! Vou falar um pouco da minha experiência como intercambista na Austrália, a famosa terra dos cangurus.

Como vim parar na Austrália?

Quando era adolescente sempre falava em fazer intercâmbio para conhecer outras culturas e aprender o inglês de forma mais rápida, pois iria ter o contato com a língua diariamente. Mas na época eu estudava e trabalhava no Brasil e devido a isso eu não conseguia concretizar esse sonho. Hoje tenho 28 anos de idade e digo que nunca é tarde para realizarmos nossos desejos.

E porque escolhi Austrália? Simplesmente por ser um país que tem qualidade de vida, além de ser referência em educação e turismo, pois tem lugares incríveis para conhecer. A Austrália além de tudo dá oportunidade para os estrangeiros trabalharem legalmente.

Como é a vida no Intercâmbio na Austrália?

No meu caso, estou morando em Sydney com o visto de estudante, ou seja, tenho a permissão de residir no país pelo período de 6 meses para estudar e trabalhar também, desde que não ultrapasse a carga horária de 20 horas semanais. E pra quem não sabe aqui tem MUITA oportunidade de trabalho, como por exemplo, em restaurantes, cafés, bares, entre outros locais, além de desenvolver a língua estrangeira dá pra ganhar uma boa grana. Normalmente se paga entre 20 a 25 dólares por hora. Então faz as contas? Aí tem gente que fala “Mas não é na sua área que vai atuar?” Não! Pois não sou fluente e estou aqui para aprender, mas pra quem já fala inglês é um país que tem oportunidades de emprego dependendo da área, vale a pena dar uma pesquisada sobre.  

O custo de vida na Austrália é alto, mas quando se ganha em dólar você consegue viver bem e pagar todas as despesas (aluguel, comida, transporte) e ainda sobra pra viajar. SIM! VIAJAR! Pra mim é uma das melhores coisas da vida!

Como cheguei recentemente no país ainda não conheci muitos lugares, mas os poucos locais que visitei posso dizer que é simplesmente encantador, além de ter lindas praias, parques, é tudo muito limpo e seguro.

Eu moro no centro da cidade, mais conhecido como City. Escolhi morar aqui por ser mais próximo da minha escola, isso vai do gosto de cada um, tem os que preferem morar na praia (também queria, mas é mais longe da minha escola rs), tem os que moram nos bairros próximos daqui e pagam aluguel um pouco mais barato e os que moram mais distantes, Sydney é muito grande, dá pra ficar perdido viu rs.

Como é a comida aqui na Austrália?

Na City é uma agitação total, um mix de pessoas de todo o mundo, principalmente asiáticos, pelo menos aqui se vê muitos chineses, coreanos e tailandeses. Além de ter muitos restaurantes com comidas típicas asiáticas, pra quem gosta morar aqui é o lugar certo. No meu caso prefiro meu arroz com feijão rs, mas já encontrei restaurantes brasileiros próximos então quando sinto saudade do tempero vou logo correndo pra lá!

Sobre a culinária é muito difícil dizer qual é a típica australiana, pois como a cultura é diversificada acaba sendo complicado identificar, mas eu sei do chocolate, o famoso Timtam, que por sinal estou viciada rs. Ah e peixe aqui não falta, eles comem muito fish and chips (peixe com batata) e é ótimo!  

Curiosidades Australianas

Uma curiosidade aqui é que ninguém te julga pela aparência. Você pode andar de pijama com uma gravata no pescoço que ninguém vai reparar. Mas se você jogar lixo no chão ou atravessar fora da faixa aí sim todos vão te olhar “torto”, pois aqui as regras funcionam, até pra andar na rua, assim como os carros é importante você andar do lado certo senão é literalmente atropelado pelas pessoas.

Cada um tem uma experiência diferente, essa está sendo a minha e até o momento estou amando. Só tem um detalhe que me chateia que são as aranhas, sim é verdade, infelizmente tem muitas aranhas, tenho medo e já vi bastante. Hoje mesmo fiz um passeio em Manly (uma praia incrível) e numa caminhada nas rochas me deparei com uma teia gigante e uma aranha maior que minha mão, eu gritei de susto e o casal de australianos que estavam passando quando viram logo disseram “A  little spider, it´s ok!” e continuaram andando, ou seja, pra eles é como se fosse bicho de estimação kkk já estão acostumados, eu jamais vou me acostumar com isso.

Conhecer culturas, pessoas e lugares diferentes é uma experiência única. Pra quem quer fazer intercâmbio não pense duas vezes, SÓ VAI! E pra quem está na dúvida do país eu digo, SÓ VEM!

Vejam algumas fotos que tirei por aqui:

E se for preciso, estou à disposição!

Leave a Reply