fbpx

Entenda o que é o Brexit e quais consequências terá para a União Européia e para o Reino Unido

O que é a União Europeia (UE)?

A União Europeia (UE) é uma união econômica e politica de 28 Estados Membros independentes situados principalmente na Europa e que praticam livre comércio entre si, além disso, facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território.

Quando o Reino Unido entrou na UE?

O Reino Unido se tornou parte da UE em 1973, época chamada de Comunidade Econômica Europeia.

O que é o Brexit?

A palavra Brexit vem da junção das palavras inglesas “Britain” (Bretanha) e “Exit” (saída).

A expressão é usada para caracterizar o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia que teve início com o referendo de 23 de junho de 2016, data em que os britânicos escolheram deixar o bloco econômico.

Saída do Reino Unido da União Europeia

No Ano de 2016, os eleitores votaram e o resultado das votações foi: Que Reino Unido deveria sair da UE. De todas as formas, o país teria um período de dois anos para sair definitivamente da UE.

E o ano 2019 tem sido o mais dificultoso, pois, o Reino Unido precisa que o Plano de saída da UE seja aprovado pelo Parlamento Britânico.

Nos dias 12 e 25 de março de 2019, o Parlamento britânico rejeitou os planos apresentado pela primeira-ministra Theresa May de se retirar da União Europeia e sem conseguir chegar um acordo com o Parlamento, May demitiu-se, ficando Boris Johnson que prometeu que o Reino Unido sairá da UE  dentro do prazo com ou sem acordo.

A nova data de previsão para saída do Reino Unido é para 31 de outubro de 2019.

Ainda neste mês de setembro, o Parlamento Britânico aprovou uma nova lei que impede o Reino Unido de sair da União Europeia sem acordo.

O Parlamento Britânico rejeitou o acordo do Brexit devido a questões relativamente com a fronteira de Irlanda. Pois, o plano da União Europeia consiste em deixar a Irlanda do Norte dentro do bloco europeu.

Consequências para o Reino Unido

  • A libra esterlina registrou uma forte queda;
  • A libra esterlina tem perdido valor frente ao dólar e ao euro;
  • Várias empresas já mudaram suas sedes para países como Holanda e França.

Consequências do Brexit para a União Europeia

  • Perde a contribuição monetária do Reino Unido;
  • Medo que o Brexit inspire outros países a fazer o mesmo;
  • Preocupação com a situação da Irlanda do Norte, que faz parte da UE, mas tem fronteiras com o Reino Unido.

Cidadãos Europeus

Quem possui nacionalidade de algum país da UE e entrar no Reino Unido antes da saída efetiva do Reino Unido da UE, poderá continuar no país com todos seus direitos respeitados (apenas tem que fazer uns documentos através de uma aplicação do GOV, que é gratuito)

Em relação aos britânicos existe a possibilidade de perder o direito de andar livremente e fixar residência nos países da União Europeia.

Saida VS Permanencia do Reino Unido na UE

Os parlamentares britânicos votaram sobre o Brexit em 12 e 29 de março de 2019 e mais uma vez, a proposta de Theresa May foi rechaçada. Então, May demitiu-se, ficando Boris como Primeiro Ministro, que mesmo assim, não consegue aprovação do Parlamento.

Nas ruas, tanto os partidários da saída quanto da permanência, organizam manifestações a fim de pressionar o governo.

Vamos aguardar para ver qual será o destino do Reino Unido: Fica na União Europeia ou sai? E quais serão as consequências para o turismo?

Leave a Reply