fbpx

Olá queridos leitores do Inglês para viagem, hoje trago a vocês um pouco sobre o Ramadan, abaixo explico um pouco sobre o que significa para os muçulmanos.

O que é o Ramadan?

O Ramadan (Ramadão ou Ramadã (em árabe رَمَضَان) ) é o mês sagrado para os muçulmanos em todo o mundo, eles se dedicam por 28,29 ou até 30 dias (dependendo do calendário muçulmano) de orações, jejum e caridade.
O jejum é um dos cinco pilares do Islã, eles se abstêm de comida, água, fumo e sexo do nascer ao pôr do sol.
Idosos, crianças, pessoas doentes, mulheres grávidas ou que estejam amamentando por opção não precisam jejuar.
O primeiro dia do Ramadan é tradicionalmente marcado pelo avistamento da lua crescente, os astrônomos estimaram que o primeiro mês sagrado nos Emirados Árabes Unidos em 2019 se iniciou na segunda-feira, 6 de maio de 2019.
De acordo com a tradição islâmica, foi durante o nono mês do calendário lunar que Deus revelou ao profeta Mohammed as palavras do Alcorão, por isto este mês é tão sagrado.

Ao fim do dia as famílias se reúnem para o “Iftar”, a primeira refeição pós-jejum.
O Iftar durante o Ramadan faz-se também de maneira comunitária, com grupos de muçulmanos.

Quando o Ramadan chega ao fim, começa o festival “Eid Al Fitr” quando é vista a lua nova e quando começa o décimo mês do calendário islâmico, o Shawwal.
O nome Eid Al Fitr significa literalmente “celebração do fim do jejum”.

(Eid Al Fitr Celebrations in UAE)

Estrangeiros em Dubai são obrigados a participar do Ramadan?

Os estrangeiros não muçulmanos que vivem nos Emirados não são obrigados a participar do Ramadan, mas é proibido mascarmos chiclete, comer ou beber em público, podendo acarretar multa.
Muitos vão ao banheiro para beber água, eu mesma já me abaixei dentro do carro para poder saciar minha sede (rsrs), crianças podem beber tranquilamente.

Uma semana antes do Ramadan não aconselho irem ao supermercado, só mesmo se for urgente, porque ficam tão lotados, com filas imensas, algumas famílias com 3 a 4 carrinhos cheios de mantimento, eles se abastecem para o Ramadan, para receber os familiares no final do dia.
Muitos estrangeiros tiram férias e preferem deixar o país temporariamente, tanto por causa do Ramadan como pelas altas temperaturas que chegam de 45 a 50 graus.

Como fica o Comércio em Dubai durante o Ramadan?

Em Dubai, durante o Ramadan, as horas de trabalho são reduzidas em duas horas e muitos serviços públicos e privados simplesmente fecham durante a tarde.
Os horários escolares também são reduzidos, assim como os serviços de transporte (ônibus público, metrô e bonde).
Quase todos os restaurantes e cafés mantêm as portas fechadas de dia e as que se encontram abertas usam um tapume ou cortinas.
Depois do pôr do sol, os shoppings e restaurantes lotam e ficam abertos até 2h ou 3h nesse período e como está muito calor nós aproveitamos para dar um passeio noturno no shopping.
Em minha opinião o Ramadan é a melhor época para compras, surgem muitas promoções.
No próximo post irei falar sobre alguns pontos turísticos e parques públicos.
Um até breve.

Leave a Reply